leites-vegetais-kefir-leite-como-fazer-pode-preparo-doador-doacao-comprar-obter-adquirir-onde-encontrar-1

Posso utilizar Leites Vegetais para o Kefir de Leite?

Os Grãos de Kefir de Leite são comumente fermentados utilizando todas as formas de leite de mamíferos (Vaca, Cabra, Ovelha, Búfala) e até testes para Portadores de alguns tipos de Câncer, experimentaram fermentar com Leite Humano e com resultados interessantes!

Vamos te mostrar que com alguns cuidados e seguindo nossas orientações, você pode fermentar temporariamente seus Grãos de Kefir Leite em meios não lácteos, como leite de coco, água de coco, leite de soja, leite de arroz, leite de aveia, leite de avelã, leite de castanha de caju ou leite de amêndoas.

DIFERENÇAS ENTRE KEFIR DE LEITE FEITO COM LEITE ANIMAL VS. LEITE VEGETAL

  • TEXTURA: O Kefir não lácteo não é tão espesso e cremoso quanto o Kefir de Leite animal devido ao menor teor de gordura. Mesmo o Leite de Nozes não ficará tão espesso, apesar de fermentar normalmente.
  • SABOR: A característica particular de cada grão influencia na escolha do resultado final do seu leite vegetal fermentado, então experimente e escolha qual lhe agrada.
  • ZERO LACTOSE: Leites vegetais não contém Lactose, então se você for intolerante pode optar em fazer fermentações temporárias com os Grãos de Kefir de Leite. No entanto, se seu grau de intolerância é severo, opte por Grãos de Kefir de Água.
  • TEOR NUTRITIVO: Leites vegetais como aveia, amêndoas, coco são mais nutritivos que o leite de vaca e alguns até menos calóricos, então seu leite fermentado terá benefícios adicionais.
  • PREÇO E TEMPO DE PREPARO: Leites Vegetais, em geral são mais caros que o leite de vaca. E ainda, se fizer em casa terá um tempo de preparo extra antes de fermentar os Grãos. As trocas são de 24h ou 48h, então avalie isso.

leites-vegetais-kefir-leite-como-fazer-pode-preparo-doador-doacao-comprar-obter-adquirir-onde-encontrar-1

ANTES DE COMEÇAR A FAZER FERMENTAÇÕES EXPERIMENTAIS, LEMBRE-SE…

  • Os Grãos de Kefir de Leite não podem fermentar continuamente com Leites Vegetais, já que não obtém nenhum nutriente desses leites para sobreviver e desse modo, vão perecer.
  • Para manter seus Grãos de Kefir de Leite felizes e saudáveis em Leites Vegetais é fundamental implantar um Ciclo de Rotatividade. Ou seja, fermente 3 ciclos com Leite Vegetal (24h ou 48h) e depois retorne outras 24h com Leite de Vaca. Desse modo, os Grãos se alimentam com lactose e depois podem continuar firmes no processo de fermentação vegetal.
  • Para sua segurança, faça um BACKUP de parte dos Grãos de Kefir de Leite no Freezer ou então utilize 50% para Leite Vegetal e os outros 50% para Leite de Vaca. Fermente-os de forma concomitante. Caso não prospere, terá um lote preservado.

Saiba mais: Como fazer Kefir de Leite com Leite de Amêndoas

IMPORTANTE: Os Grãos de Kefir de Leite NÃO se adaptam a Leites Vegetais. Caso tenha utilizado esse processo por várias vezes e deseja retorná-los à colônia com Leite de Vaca, fermente pelo menos 5 vezes em leite de vaca ANTES de retorná-los à colônia principal.

Outra opção bem bacana é mesclar 50% de leite de vaca e 50% de leite animal para um resultado misto. Fica delicioso!

Conte sua experiência para nós, mande suas dúvidas e vamos te ajudar!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Ainda não tem seus Grãos de Kefir de Leite? O que está esperando para usufruir deles com sua família? Enviamos com Manual e oferecemos Assessoria sempre que precisar! Escolha entre Grãos ou Kit Completo. #borafermentar!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *