kefir-leite-em-po-como-fazer-obter-adquirir-doacao-doador-graos-comprar-online-1

Posso fazer Kefir de Leite com Leite em Pó?

Uma questão bem recorrente tem sido o interesse em preparar o Kefir de Leite utilizando Leite em Pó, seja pela praticidade, disponibilidade e até alguns mitos sobre benefícios e segurança relacionados a essa forma de leite.

O Leite em Pó é produzido pela desidratação do leite animal, onde a extração da água que compõe cerca de 90% do leite é evaporada por um Spray Dryer, ou secador por atomização. É uma torre oca com um atomizador na parte superior . O leite é bombeado por um bico pressurizado, que gera uma névoa de gotículas bem pequenas do líquido e correntes de ar quente evaporam a água, deixando apenas a parte sólida (massa), que depois segue para secagem.

SHELF LIFE (Tempo de Prateleira / Armazenamento): Com esse processo, há uma diminuição no volume e uma melhora na durabilidade. O leite líquido dura, no máximo, 3 dias, na geladeira, enquanto o leite em pó pode durar até 1 mês, depois de aberto.

kefir-leite-em-po-como-fazer-obter-adquirir-doacao-doador-graos-comprar-online-3

AVALIANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

NUTRIENTES: A perda de nutrientes originalmente no leite líquido é mínima, como Vitaminas Hidrossolúveis -> Riboflavina (Vitamina B2), Ácido Pantotênico (Vitamina B5) e Vitamina B12, bem como de Vitaminas Lipossolúveis (A, D e K). (SUCUPIRA et, al, 2012).

ATMOSFERA MODIFICADA: Para evitar a rancificação da gordura (leite em pó integral) essa tecnologia é empregada no interior da embalagem, substituindo o ar por gás nitrogênio puro.

“CARA DE LEITE”: Mesmo fazendo a diluição recomendada pelo fabricante, há alguma perda dos compostos originais da bebida, nunca ficando igual à versão original. Para ter uma ‘cara de leite’, algumas indústrias inserem Emulsificante Lecitina de Soja, que permite que o leite se torne novamente uma solução homogênea.

FORTIFICAÇÃO ARTIFICIAL: Algumas versões tem adição de Vitaminas  A, D ou Minerais (Cálcio, Ferro, Zinco, Manganês). Exemplos: Molico, Ninho, entre outros.

CUSTO: Em média o valor do Leite em Pó é 20% até 30% superior à mesma medida de leite líquido. As versões Desnatado, Fit/Light ou Fortificadas são às vezes até mais caras.

kefir-leite-em-po-como-fazer-obter-adquirir-doacao-doador-graos-comprar-online-2

USAR OU NÃO USAR LEITE EM PÓ NO KEFIR DE LEITE?

Avalie bem essa opção, já que alguns pontos podem ser cruciais para a Fermentação dos seus Grãos:

  1. Leites Fortificados: Muitas marcas tem adicionado Vitaminas e Minerais, sendo que esse tipo de leite não é recomendado para a Fermentação de Kefir de Leite, pois pode impactar na saúde e crescimento dos grãos, em especial, pelo alto teor de Ferro.
  2. Nutrição: A concentração de lactose, alimento fundamental para os Grãos de Kefir de Leite, é equilibrada no leite líquido, já no leite em pó depende da proporção recomendada por cada fabricante, que não garante a exatidão desse equilíbrio. Além disso, nem todas as pessoas seguem esse Modo de Preparo de forma precisa, correndo o risco de não fornecer a quantidade de lactose ideal ou então, demasiadamente.
  3. Sabor e Aspecto: Assim como o sabor do leite em pó hidratado não é igual o leite líquido original, o sabor do leite em pó fermentado pelos Grãos de Kefir de Leite será diferente e, dependendo da proporção Água x Pó, pode ficar muito ralo ou muito consistente / gorduroso e até com odor marcante.
  4. Contaminação / Morte: Em alguns casos ocorrem até contaminação dos Grãos pela água utilizada na diluição ou mesmo água fervente para dissolver e na sequência já colocada nos Grãos.

Saiba mais: Quais tipos de leite posso usar no Kefir de Leite?

POSSO UTILIZAR LEITE EM PÓ PARA MELHORAR OS MEUS GRÃOS DE KEFIR DE LEITE?

Há uma crença de que adicionar Leite em Pó quando seus Grãos não estão crescendo / multiplicando os fará mais ativos, mas isso deve ser visto com moderação, já que um leite de melhor qualidade pode suprir as necessidades adequadas de nutrição dos Grãos. Outros aspectos são Tempo de Fermentação, Temperatura, Recipientes, Utensílios, entre outros que podem influenciar na saúde dos Grãos.

Em suma, RARAMENTE, Grãos de Kefir de Leite ficam fracos, não produtivos ou ativos. Lembrando que CRESCER/MULTIPLICAR não é parâmetro único de bem-estar dos Grãos. Se você está produzindo um leite fermentado de qualidade e agradável, não se preocupe com a taxa de multiplicação dos seus Grãos! Eles tem mudanças biológicas únicas, assim como todo organismo vivo…

EXISTE ALGUMA SITUAÇÃO EM QUE POSSO UTILIZAR O LEITE EM PÓ PARA O KEFIR DE LEITE?

  • Em casos excepcionais onde você observe que seu leite realmente não fermenta, ou então adquiriu algum tipo de Bebida Láctea de forma equivocada.
  • Para congelamento de Grãos algumas pessoas utilizam, mas para que tenha o efeito desejado, ele precisam ficar imersos em Leite em Pó e não apenas numa fina camada, o que os protegeria da cristalização.
  • Algumas pessoas indicam para Envio pelos Correios. Prática muito perigosa, já que os Grãos in natura sofrem deterioração, independente de colocar ou não uma camada de pó.

Esperamos que nossa breve explanação tenha esclarecido um pouco sobre o assunto e desejamos ótimas e saudáveis fermentações de Grãos de Kefir de Leite a todos!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Ficou feliz em saber mais sobre Leite em Pó e Kefir de Leite? Legal! Você ainda não tem seus Grãos? Clique aqui e saiba mais! Temos Grãos selecionados pra você ou um Super Kit Completo de Fermentação. Procure-nos.

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat