iogurte-infinito-bulgaricus-skyr-caspian-filmjolk-heirloom-reusable cultures-yogurt-2

O que são Iogurtes Infinitos ?

No Brasil, chamamos de “Iogurtes Infinitos“. Em outros países são chamados de “Heirloom” (Herança) ou “Reusable Cultures” (Culturas Reutilizáveis) Yogurt Starters. Muitas dessas culturas são originadas em países como a Finlândia e a Bulgária, com longas tradições na fabricação de iogurte.

Os Iogurtes Infinitos são culturas lácteas de fermentação que geram novo iogurte a partir de um lote de leite já fermentado por eles. Consumimos uma parte e com a outra adicionamos uma porção em leite fresco para nova fermentação. São cepas bacterianas específicas que geram um novo iogurte de si mesmo, infinitamente.

Diferente do Kefir de Leite, os Iogurtes Infinitos não possuem grãos visíveis, mas microscópicos no próprio líquido, ou seja, não há criação ou observação de grãos/sementes/flocos ou qualquer outra substância visível que caracterize ser ou não uma cultura de iogurte infinito. Esse é um quesito de praticidade desse tipo de probiótico.

Essas culturas bacterianas, são constituídas por diversas comunidades de bactérias que juntas podem fermentar indefinidamente novos lotes de leite fermentado de alta qualidade, sabor e diversidade de textura e nutrição.

Atualmente no Brasil, conhecemos alguns tipos de Iogurtes Infinitos, cada um suas semelhanças e diferenças: Amasi, Bulgaricus, Buttermilk, Caspian, Creme Fraiche, Filmjolk, Greek, Kosher, Langfil, Piimä, Skyr, Viili e Yonah Schimmel.

Saiba mais: Diferenças e Semelhanças entre Kefir de Leite e Iogurtes Comerciais

iogurte-infinito-bulgaricus-skyr-caspian-filmjolk-heirloom-reusable cultures-yogurt-1

O tempo de fermentação varia de 12h, às vezes até menos, e no máximo 24h, em condições de temperatura de 20 a 30 graus centígrados. O ponto ideal é quando o leite passa de líquido para um estado sólido, firme, cremoso.

Para preservar a potência das bactérias, as culturas de Iogurtes Infinitos devem ser propagadas no mínimo 1x vez a cada 7 dias, senão correm o risco de morrer por falta de nutrientes. Assim como todas as culturas probióticas, eles também precisam de cuidados regulares e alimentação.

A taxa de crescimento dos Iogurtes Infinitos é de 100% a cada ciclo de fermentação, já  você controla os microrganismos através da quantidade de leite inserido no cultivo. Ou seja, se você coloca 100 ml ou 500 ml, todo o leite sempre será fermentado, bastando aguardar o tempo necessário de multiplicação das bactérias e leveduras.

Saiba mais: Diferenças e Semelhanças entre Iogurtes Infinitos e Iogurtes Comerciais

A proporção sugerida de preparo é 1 colher (sopa) cheia de leite fermentado para cada 100 ml de leite fresco.

O leite fermentado produzido com as culturas de Iogurtes Infinitos pode ser consumido puro, adoçado, com mel, adoçante, cereais, frutas, batidos, em sorvetes, pudim, gelatina, smoothies, fazer cream cheese, requeijão, manteiga, queijos, molhos para salada e muito mais! Evite apenas utilizar em receitas com temperatura acima de 65oC.

Bom proveito e ótimas fermentações a todos! =)

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ficou curioso para saber sobre os Iogurtes Infinitos? Temos algumas variedades a sua disposição e estamos ansiosos para que se junte conosco nessa jornada fermentativa! Clique aqui e escolha o seu!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat