semelhancas-diferencas-kefir-leite-iogurtes-infinitos-onde-encontrar-conseguir-obter-doador-doacao-comprar-1

Kefir de Leite e Iogurtes Infinitos: Diferenças e Semelhanças

Tanto o Kefir de Leite quanto as variedades de Iogurtes Infinitos tem particularidades, aplicações, diferenças e semelhanças se adequando aos paladares, rotinas e objetivos de seus apreciadores e cuidadores.

Vamos juntos nessa jornada do conhecimento, buscando melhor saúde a cada dia! Para facilitar a compreensão, elaboramos um Quadro Comparativo e vamos explicar os Tópicos mais detalhadamente.quadro-comparativo-kefir-leite-graos-iogurtes-infinitos-caspian-bulgaricus-starter-culturas-iniciais-skyr-viili-langfil

Clique aqui e faça o Download  desse Quadro Comparativo

Saiba mais: O que são Iogurtes Infinitos ?

Nutrição Principal: Ambos necessitam essencialmente da energia proveniente da quebra da lactose (galactose + glicose) para sua nutrição adequada. De forma esporádica e coordenada, é possível fermentar os Grãos de Kefir de Leite em Leite Vegetais, mas leia com calma a matéria desse link. Clique aqui.

Contém “Grãos”:  Enquanto no Kefir de Leite podemos observar os chamados ‘grãos, sementes, flocos, esponjinhas’, isso não ocorre nos Iogurtes Infinitos, já que são microrganismos lácteos, invisíveis a olho nu.

Fermentação: No Kefir de Leite, os ‘grãos’ se multiplicam diariamente, numa taxa de 5 a 8%, ou seja, em pouco tempo você terá excedentes de produção, devendo guardar, doar ou descartar. Já nos Iogurtes Infinitos, a multiplicação ocorre microscopicamente, sem impacto no volume físico.

Coagem: Devido a ausência de um meio físico, palpável, os Iogurtes Infinitos não necessitam de coagem, apenas inoculação de parte do leite fermentado em leite fresco e então nova fermentação. Já no Kefir de Leite é indispensável a mistura do leite fermentado, coagem, separação e nova fermentação.

Dificuldade de Cultivo: Ambos são fáceis de cuidar e cultivar. Para alguns, a ‘coagem’ e ‘equilíbrio / manutenção’ (guardar, doar ou descartar) dos Grãos de Kefir de Leite são relatados como limitantes dessa facilidade, mas é uma questão individual de hábito, rotina diária e interesse no cuidado com a  cultura.

Controle da Acidez: Caso o equilíbrio do quadrinômio: quantidade de ‘grãos’ x quantidade de leite x tempo de fermentação x temperatura ambiente não forem observados com atenção, o leite fermentado com os Grãos de Kefir de Leite pode facilmente se tornar  uma bebida ácida a cada novo ciclo, abrindo uma janela para a repulsa do cuidador em consumir seu fermentado.

Já nos Iogurtes Infinitos, a acidez pode ser controlada pela quantidade de reserva do leite fermentado que você colocar em novo leite fresco e também o tempo de fermentação. Importante: Alguns Starters de Infinitos como Langfil e Amasi  tem sabor mais ácido por natureza.

Potencial Probiótico Estudado: O Kefir de Leite é de longe o probiótico lácteo natural mais estudado do mundo, obtendo resultados notórios na saúde humana, relacionados aos mais de 20 microrganismos benéficos em sua composição no leite fermentado. Os Iogurtes Infinitos tem seu papel relevante também, mas em menor escala, já que essa quantidade de microrganismos é menor e em alguns deles, bem parecidas.

Variedade / Sabor: Os Grãos de Kefir de Leite tem uma natureza Única, alterando apenas seu formato, que apesar de diferentes são igualmente benéficos; uns parecem couve flor, esponjas, outros têm membrana / película, outros são pequenos como grão de arroz ou então eram de uma forma e passaram a ter outra. Todos estes comportamentos e aparências são normais!

Já os Iogurtes Infinitos tem uma variedade ampla, alterando vários aspectos. Leia a matéria abaixo!

Saiba mais: Iogurtes Infinitos: Tipos, Sabores e Características

Amasi, Bulgaricus, Buttermilk, CaspianFilmjolk, Kosher, Langfil, Piimä, Skyr, Viili e Yonah Schimmel.

semelhancas-diferencas-kefir-leite-iogurtes-infinitos-onde-encontrar-conseguir-obter-doador-doacao-comprar-2

MAS ENTÃO… QUAL ESCOLHER? KEFIR DE LEITE OU IOGURTES INFINITOS

Avalie qual se adapta à sua necessidade e rotina, bem como as características inerentes de cada um. É possível também consumir ambos diariamente ou em dias alternados, já que somam-se os benefícios e amplia a gama de possibilidades de sabores e experimentos deliciosos na sua casa, sozinho ou para a família.

Em um Plano Alimentar saudável, a presença de alimentos probióticos é fundamental e tê-los sempre a mão de forma prática, econômica e descomplicada é um impulso e tanto! Permita-se trazer essa realidade do contato com alimentos lácteos fermentando em seu cotidiano e conte pra gente como tem se sentido. Será bem gratificante!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Ainda não tem seu Kefir de Leite? Clique aqui  Quer um Combo com Kefir de Leite + Iogurte Infinito? Veja aqui as opções. Outros Infinitos pra você? Olha isso! Se tiver Dúvidas, consulte nossos Especialistas pelo WhatsApp.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat