kefir-leite-cabra-como-fazer-preparo-receita-graos-obter-doador-doacao-conseguir-adquirir-loja-comprar-2

Kefir de Leite com Leite de Cabra: Vantagens e Desvantagens

O consumo mundial de Leite de Cabra é claramente inferior ao consumo do Leite de Vaca. No Brasil, em alguns Estados como: Paraíba, o maior produtor de leite de cabra do Brasil,  Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul esse hábito é mais comum, principalmente pelo produção local e custo mais acessível. Na Europa, em especial na França, Espanha e Noruega e outros há países com maior consumo de queijo de cabra, a taxa varia de 500 g/habitante até 4 kg /habitante, mas obviamente menor que os 17 kg /habitante que consomem queijo de vaca. Estados Unidos e Canadá também tem ótimo consumo de leite de cabra e derivados.

Vamos conhecer quais as diferenças do Leite de Cabra para o Leite de Vaca na produção do seu Kefir de Leite?

kefir-leite-cabra-como-fazer-preparo-receita-graos-obter-doador-doacao-conseguir-adquirir-loja-comprar

  • O teor proteico do leite de cabra se assemelha ao do leite de vaca, com sutis diferenças. O leite de cabra apresenta menor teor de Caseína, em especial a Beta-lactoalbumina, uma proteína  que favorece a formação de coágulos finos e suaves facilitando o processo digestivo do leite. Por isso, algumas pessoas intolerantes à lactose afirmam se sentir melhor consumindo leite de cabra.
  • Os teores de gordura são quase idênticos, porém, no leite de cabra há mais glóbulos de gordura de diâmetro menor, o que permite que sejam absorvidos com mais facilidade no intestino. O leite de cabra também apresenta o dobro de Ácidos Graxos de Cadeia Curta (gordura responsável pelo sabor característico do leite). AGCC. Leite de Vaca: 9%. Leite de Cabra: 18%. Esse tipo de gordura, facilita a ação enzimática e atua na saúde das células intestinais, Além disso, no leite de cabra são encontrados 2x vezes mais os ácidos capróico, caprílico e cáprico, indicados para pacientes em tratamento da síndrome de má-absorção de alimentos e nos distúrbios intestinais. O leite de cabra ainda contém menor teor de colesterol, indicado para quem precisa de controle de LDL (colesterol ruim).
  • Em relação ao perfil de vitaminas e minerais, o leite de cabra apresenta o teor de Vitaminas B6, B12 e ácido fólico muito reduzidos, mas os teores de Vitamina A e D são mais elevados que o leite de vaca. As demais vitaminas aparecem em teores próximos entre os tipos. O teor de minerais é maior no leite de cabra, particularmente fósforo, cálcio e potássio.
  • O percentual de lactose é o mesmo em ambos os leites e o valor calórico se assemelha, sendo esse ligeiramente mais elevado no leite de cabra.
  • O leite de cabra tem melhor digestibilidade, sendo especialmente ativo na neutralização da acidez gástrica. Em contato com o ácido gástrico, as proteínas do leite de cabra se dividem em partículas menores do que as do leite de vaca, o que o torna mais fácil de digerir. Essa “capacidade tamponante”, se deve às proteínas e aos fosfatos. Por  isso, em alguns casos, o leite de cabra é indicado como substituto satisfatório para crianças alérgicas ao leite de vaca.
  • Estudos apontam menor potencial alergênico do leite de cabra em relação ao leite de vaca. O leite da cabra contém resquícios da caseína alfa-S1 e inexistência da b-lactoglobulina, proteínas ligadas a reações alérgicas.
  • Para o cultivo de Kefir de Leite, o leite de cabra é naturalmente homogeneizado, o que significa que o creme não se separará tanto durante o processo de cultura / fermentação.
  • Em relação ao custo, o uso diário do leite de cabra para a fermentação do seu Kefir de Leite pode ficar bem oneroso. No Brasil, de modo geral, tanto a versão líquida quanto a versão em pó do leite de cabra tem preço até 3x mais alto comparado ao leite de vaca.
  • Em relação ao sabor, temos a sensação que é um leite mais “forte”. Alguns afirmam que “tem cheiro de bode”, “tem gosto de cabra”, mas sabe-se que o leite de cabra fresco, ordenhado e conservado higienicamente, não apresenta cheiro nem sabor mais forte que o leite da vaca. Esse “flavor” se deve aos ácidos graxos voláteis, responsáveis pela percepção deste aroma. Mas de modo sensorial, é mais adocicado que o leite de vaca e percebe-se um mix de sabor doce com salgado, o que agrada muitos paladares!

Saiba mais: Qual leite usar para fazer o Kefir de Leite?

COMO FAZER KEFIR DE LEITE COM LEITE DE CABRA?

Independente se Leite de Vaca ou o Leite de Cabra, ambos são utilizados de modo idêntico para a produção de Kefir de Leite:

1 colher (sopa) de Grãos de Kefir de Leite para cada 500 ml de Leite de Cabra. Deixe fermentando 24h dentro de um pote de vidro com tecido poroso. Extraia os grãos na peneira, consuma o leite fermentado ou leve para a geladeira poe até 5 dias. Faça novo lote de Grãos com Leite de Cabra e siga assim, infinitamente!

 Portanto, escolha o leite que preferir e divirta-se!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Se você ainda não tem seus Grãos de Kefir de Leite, o que está esperando para usufruir deles com sua família? Enviamos com Manual Completo e oferecemos Assessoria de Cultivo sempre que precisar! Acesse nossa Loja On Line e saiba mais!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat