como-reduzir-lactose-kefir-leite-modo-fazer-preparo-graos-doador-doacao-adquirir-obter-conseguir-1

Como reduzir o teor de Lactose no Kefir de Leite

Tem dúvidas sobre Como reduzir a Lactose no Kefir de Leite?

A Intolerância à Lactose é decorrente da dificuldade do organismo em digerir a lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou ausência de lactase, enzima que a digere. O sintomas mais comuns são flatulência em excesso, inchaço e diarreia. O problema varia muito de pessoa para pessoa; algumas precisam evitar todos os produtos lácteos, enquanto outras toleram pequenas porções.

Se você é Intolerante à Lactose, tem alguma sensibilidade ou prefere manter o consumo mínimo de lactose , é possível reduzir ainda mais o teor desse açúcar no leite fermentado pelos Grãos de Kefir de Leite.

LACTOSE NO KEFIR DE LEITE
Todas as culturas probióticas que amamos cultivar (Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Iogurtes Infinitos, entre outros) consomem açúcares para produzir os ácidos, vitaminas e microrganismos benéficos que desejamos.

A lactose encontrada no leite é a principal fonte de alimento para as culturas lácteas (Kefir de Leite e Iogurtes Infinitos). Elas se deleitam com a Lactose e convertem-na em Ácido Láctico. Desse modo, sua presença é naturalmente reduzida, em especial o Kefir de Leite contém bactérias específicas que ajudam na digestão da lactose, gama bem mais ampla do que no iogurte, por exemplo, sendo uma excelente escolha para Intolerantes à Lactose. ATENÇÃO! Consulte sempre o seu NUTRICIONISTA ou MÉDICO antes de consumir!

Saiba mais: Diferenças entre Iogurte e Leite de Kefir

O QUE AFETA O CONTEÚDO DE LACTOSE NO KEFIR DE LEITE

  • Tempo de fermentação

Quanto mais tempo os Grãos ficarem no leite, mais lactose é consumida, no entanto, mais ácidos são produzidos também e a bebida pode ficar inapetente. O ideal é encontrar o equilíbrio entre redução de lactose e sabor agradável. Outro método é utilizar Fitas ou Medidores de pH; em geral se pH ficar entre 4,5 – 5,0, o leite fermentado estará adequado para consumo.

  • Maturação do Leite Fermentado depois de pronto

Após 12, 24h ou 48h de fermentação, dependendo da temperatura ou proporção grãos x leite, seu leite fermentado está pronto e após isso, há um outro método que garante a redução de lactose, chamado de Processo de Maturação do Kefir de Leite.

como-reduzir-lactose-kefir-leite-modo-fazer-preparo-graos-doador-doacao-adquirir-obter-conseguir-2

COMO FAZER A MATURAÇÃO DO KEFIR DE LEITE PRONTO

1) Após a remoção dos Grãos de Kefir de Leite, despeje o leite fermentado num pote ou recipiente de vidro limpo, com tampa selável (que permita agitar, sem derramar o líquido), deixando apenas 75% cheio.

2) Coloque a tampa no recipiente, mas não feche hermeticamente. Uma quantidade excessiva de carbonatação pode se acumular se ele for lacrado.

3) Leve à geladeira. 1 ou 2x ao dia, feche bem a tampa e agite vigorosamente.

4) O leite fermentado pode ser mantido por até 5 dias em temperatura ambiente e até 10 dias em refrigeração.
Além de auxiliar na redução do teor de lactose, no processo de Maturação são sintetizadas alguns tipos de vitaminas do Complexo B, Proteínas, e ainda melhorar a consistência do leite fermentado, ficando mais próximo ao aspecto dos iogurtes comerciais.

Saiba mais: Posso usar Leite sem Lactose no Kefir de Leite

NA PRÁTICA

Para maior efetividade e economia, sugerimos que fermente 1 litro de leite fermentado para que o processo compense e você sempre tenha Kefir de Leite Maturado na geladeira. Se fizer de 200 ml em 200 ml, prepare dois lotes já no início; enquanto um está fermentando, o outro já está maturando. Escolha a melhor estratégia e usufrua desse Método do modo mais fácil pra você!

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Agora que você sabe como reduzir o teor de lactose no leite fermentado com os Grãos de Kefir de Leite, saiba que podemos te ajudar a ter o seu e usufruir de todos os benefícios. CLIQUE AQUI  e acesse nossa Lojinha.

Veja nosso Tutorial em vídeo de como é fácil Ativar seus Grãos de Kefir de Leite

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat