kefir-leite-desnatado-pode-como-fazer-usar-indicado-emagrecimento-doador-doacao-obter-conseguir-encontrar-comprar

Como fazer Kefir de Leite com Leite Desnatado

Devido ao seu baixo teor de gordura (no máximo 0,5% de gordura/100 ml) o Leite Desnatado (Low Fat Milk) tem sido muito utilizado por pessoas que desejam reduzir calorias na dieta, apresentam algum problema cardiovascular ou colesterol sanguíneo alto.

Em seu Plano Alimentar, o leite desnatado pode substituir o leite integral, pois possui quantidades similares de proteínas, potássio, fósforo e cálcio. No entanto, para o cultivo dos Grãos de Kefir de Leite ele apresenta diferenças importantes.

CONSISTÊNCIA

O Kefir feito com leite desnatado não fica tão cremoso, com aspecto de “iogurte”, como visto no leite integral. Na fermentação, os Grãos utilizam parte da gordura, além de lactose. No integral temos 3% de gordura /100ml => 6x a mais que no leite desnatado.

VALOR NUTRITIVO

Apesar de velado pela indústria, o Leite Desnatado perde vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura), presentes no leite integral (Vitamina A e D). Desse modo seu leite fermentado não terá esses nutrientes naturais.

BACTÉRIAS PRESENTES 

Alguns estudos afirmam que o Kefir com leite desnatado, apresenta maior número de bactérias lácticas após a fermentação devido aos menores níveis de gordura.

VALOR CALÓRICO

O leite fermentado o valor calórico reduzido (cerca de 25 Kcal para cada 100 ml de bebida). sendo então ideal para quem precisa dessa característica.

ALTERAÇÕES GERAIS

Por motivos não totalmente esclarecidos, em leite desnatado os grãos nem sempre se alimentam bem ou não crescer adequadamente, às vezes esfarelam, não se agregam e frequentemente o iogurte fica líquido.

Saiba mais: Qual o melhor leite para usar no Kefir de Leite

kefir-leite-desnatado-pode-como-fazer-usar-indicado-emagrecimento-2-2

PREPARANDO SEU KEFIR DE LEITE COM LEITE DESNATADO

Mesmo com essas interações/riscos, os Grãos podem ser cultivados em Leite Desnatado, sim. Veja como:

  • Aumente a quantidade de Leite

Para cada 1 colher de sopa de Grãos de Kefir de Leite, adicione 600 ml de leite desnatado. Isso mesmo! 100 ml a mais do que o leite integral. Isso permite melhor nutrição dos grãos pela disponibilidade de lactose.

  • Faça um Ciclo de Rotatividade

Caso seus Grãos ou Leite Fermentado apresentem características fora do padrão, implante um Ciclo de Rotatividade. Ou seja, fermente 5 ciclos com Leite Desnatado (24h ou 48h) e depois retorne outros 3 ciclos com Leite Integral. Desse modo, os Grãos se alimentam melhor com a lactose e gordura disponíveis.

LEMBRE-SE: A opção do tipo de leite para seu Kefir de Leite é individual. Caso seja apenas para redução calórica, sugerimos que consulte seu Médico ou Nutricionista, para que reavalie essas perdas e permita o uso do leite integral, ao menos para as fermentações.

E O LEITE SEMI-DESNATADO?

Apresenta menores impactos que o leite desnatado, mas precisa também de avaliação diária de suas fermentações e resultados, já que o teor de gordura também é menor do que o leite integral.

Boas fermentações pra todos!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Obter seus Grãos de Kefir de Leite, claro! Seja com leite integral, desnatado ou semi, experimente e conte-nos sua experiência! Dê uma espiada em nossa Lojinha te conte conosco para o que precisar! Peça aqui.

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *