pausa-tempo-graos-kefir-agua-tibico-como-fazer-cuidar-tratar-cultivo-doador-doacao-obter

Como dar uma pausa de cultivo nos Grãos de Kefir de Água

Embora os Grãos de Kefir de Água possam ser usados para fazer lotes sucessivos e infinitos de bebida fermentada, em algum momento você pode fazer uma Pausa de Cultivo por vários motivos: Redução no consumo, falta de tempo para cuidar, viagem programada, excesso de grãos, reserva de segurança, entre outros.

Avalie abaixo qual o tempo que deseja dar uma pausa de cultivo no seus Grãos e faça o Procedimento correto para mantê-los saudáveis quando retornar a cultivá-los.

PAUSA BREVE -> ATÉ 30 DIAS

  1. Em um recipiente de vidro com tampa, faça uma solução de 1 litro de água em 5% de açúcar. Ex.: 1 litro de água, adicione 1/2 xícara (50g) de açúcar demerara ou cristal. Mexa bem até dissolver.
  2. Lave delicadamente os Grãos de Kefir em água filtrada e coloque-os no recipiente de vidro e tampe bem!
  3. Fixe uma etiqueta com o Nome do Produto, Data de Armazenamento e leve à geladeira.
  4. Faça a troca da água adoçada, 1X POR SEMANA
  5. Mantenha o recipiente em lugar visível para que, eventualmente, você não esqueça de alimentar os Grãos.

Obs,: Caso tenha um Recipiente menor (500 ml) faça a proporção equivalente.

REATIVANDO: Quando quiser retornar o Cultivo, faça a Coagem dos Grãos e retorne em novo lote de água adoçada e fermente em temperatura ambiente, como de costume. Pode levar alguns lotes para que os grãos “acordem” e voltem ao trabalho normal de fermentação, mas de modo geral sua bebida fermentada já apresentará aroma e sabor agradáveis.

PAUSA LONGA -> ATÉ 6 MESES

Nesse caso, recomendamos a Secagem dos Grãos de Kefir de Água.

  1. Numa peneira, lave bem os grãos com água filtrada.
  2. Retire o máximo do excesso de água e coloque os Grãos num um pedaço de papel toalha, cubra bem e deixe  num local seguro, longe de sujidades e insetos.
  3. Deixe secar em temperatura ambiente de 3 a 5 dias, dependendo da temperatura. Ideal entre 20 a 30 graus centígrados. Caso tenha um Desidratador de Alimentos, opte por ele!
  4. Uma vez que os grãos de estejam completamente secos,  guarde em um saco plástico, fixe uma etiqueta com o Nome do Produto e Data de Armazenamento e leve à Geladeira por até 6 meses.

REATIVANDO: Quando quiser retornar o Cultivo, higienize bem os Grãos em Água Filtrada e retorne em novo lote de água adoçada e fermente em temperatura ambiente, como de costume. Descarte as 3 primeiras Fermentações e a  partir da 4a já poderá consumir.

ATENÇÃO: Não garantimos que o processo de Secagem dos Grãos tenha sucesso ao tentar reativar os Grão, pois, há Riscos Microbiológicos (Contaminação), já que sofreram manipulação, exposição ambiental, além da falta de nutrientes ou possível contaminação cruzada dentro da Geladeira.

Saiba mais: Posso congelar os Grãos de Kefir de Água?

Por: Nutr. Flávio Viaboni – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Deseja iniciar o Cultivo de Kefir de Água em sua casa de maneira saudável, divertida e prática? Acesse nossa Lojinha e obtenha seus Grãos de Kefir de Água conosco ou então seu KefirKit Água, contendo todos os principais utensílios. Conte com a gente!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *