kombucha scoby frio inverno baixa temperatura como fazer fermentar

7 dicas para fazer Kombucha no frio

Com as baixas temperaturas seu Kombucha tem demorado para fermentar? Fique tranquilo! É normal que o Kombucha, Kefir de Leite, Kefir de Água e outros fermentados se comportem de maneira mais lenta nesse período.

O Kombucha ama temperaturas mornas, em especial entre 18°C e 23°C, faixa onde o processo fermentativo, propriedades nutricionais e de sabor são adequadas para obter uma bebida mais saudável e de alta qualidade.

Em temperaturas médias de 20°C e 30°C , seu lote de Kombucha fica pronto entre 7 a 10 dias. Em temperaturas médias constantes abaixo de 20°C, seu lote pode demorar até 20 dias para ficar pronto!

Vamos ver algumas dicas que podem te ajudar a fermentar melhor nessa época do ano.

1) Coloque o Pote de Fermentação do seu Kombucha em um local mais quente da casa do que a cozinha. Evite deixar dentro do armário, já que o Scoby precisa de oxigênio para sobreviver.

2) Você pode colocar o Pote em cima da geladeira, do armário ou em uma prateleira alta onde a temperatura do ar tende a ser mais quente.

3) Envolva o Pote em um pano grosso, manta, cobertor ou uma toalha que isole da temperatura externa. Para melhores resultados, adquira nossa Manta Térmica de Proteção.

4) Caso queira, coloque ao lado do Pote, uma lâmpada ou envolva-o com cordão de lâmpadas; aquelas Luzinhas de Natal. Às vezes isso é suficiente para mantê-lo aquecido.

5) Adquira uma Caixa Térmica de Isopor na medida do seu Pote e coloque-o dentro, cobrindo apenas as laterais e deixando a parte superior aberta.

6) Para melhor acompanhamento, recomendamos fixar um Termômetro Adesivo (clique aqui) em seu Pote de Fermentação para monitorar a temperatura.

7) Para evitar risco de formação de fungos, aumente a proporção de Chá de Arranque (Starter) de 10% para 15% ou 20%. Controle o sabor, provando sempre para que não fique tão ácido.

Não deixe que o tempo frio o impeça de fazer seu delicioso Kombucha! Use essas dicas fáceis para manter suas culturas felizes e saudáveis ​​durante as baixas temperaturas de inverno!

Você tem outras Dicas para fermentar melhor o seu Kombucha no tempo frio? Compartilhe com a gente!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Ainda não tem seu Scoby para produzir Kombucha? Clique aqui! Para facilitar temos também novos Tipos de Chá para experiências únicas, além do Kombukit com tudo o que você precisa pra começar hoje mesmo!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat