10-mitos-kefir-de-agua-8

10 Mitos sobre Kefir de Água

Quando o assunto é Kefir de Água, há muitos equívocos disseminados pela internet! Para entender melhor, vamos dar uma olhada mais de perto sobre alguns fatores dessa bebida efervescente e fermentada produzida por esses grãos e mostrar o quão fácil é fazer em casa e extrair todos os seus benefícios. Vamos lá?

MITO #1 : KEFIR DE ÁGUA E KOMBUCHA SÃO A MESMA COISA

É verdade que o Kefir de Água e o Kombucha têm algumas características em comum. a) Ambos são bebidas probióticas. b) Ambos podem ser carbonatados e aromatizados com várias frutas e açúcares através de uma segunda fermentação. Contudo estas bebidas fermentadas têm várias diferenças! Algumas delas são:

1) O tempo de fermentação de cada bebida é muito diferente, assim como os microrganismos envolvidos na cultura.

2) Ambas são grandes auxiliares digestivos, mas cada uma contém diferentes níveis de ácidos e bactérias envolvidas.

3) Os sabores são diferentes também. O Kombucha tem um toque mais ácido / levemente avinagrado, enquanto o Kefir de Agua é mais adocicado e um leve amargor no sabor. Mesmo depois de uma segunda fermentação, cada um apresenta sabores completamente diferentes e únicos, agradando todos os paladares.

Saiba mais: Kefir de Água vs. Kombucha: Quais as diferenças?

 MITO # 2: KEFIR DE ÁGUA CONTÉM MUITO AÇÚCAR

Tanto no Kombucha quanto no Kefir, a quantidade final de açúcar depende do tempo de fermentação. À medida que as culturas consomem os açúcares, convertendo-os em C02 (dióxido de carbono), ácidos e bactérias, o teor de açúcar é reduzido.

Se quer ainda menos açúcar, utilize a 2a fermentação (Carbonatação), saborizando com frutas, engarrafando e aguardando o processo de consumo de açúcares terminar, ponto no qual estarão ainda em menor quantidade.

Outra forma é usar os grãos de Kefir de Agua para cultivar em água de coco. Apenas certifique-se de alternar entre o cultivo em água com açúcar e água de coco para manter seus grãos saudáveis!

SAIBA MAIS: Como Fazer Kefir de Água com Água de Coco ou Leite de Coco

MITO # 3: KEFIR DE ÁGUA CONTÉM MUITO ÁLCOOL

O álcool é um subproduto da fermentação, mesmo para fermentos à base de ácido láctico, como derivados do leite, kefir e kombucha. Com o kefir da água não é diferente.

No entanto, o Kefir da Água não contém tanto ácido acético quanto o Kombucha, o que deixa o seu sabor mais suave. De qualquer modo, a percepção alcoólica é mais presente no Kefir de Água, já que a característica levemente avinagrada do Kombucha, mascara isso. Mas não se preocupe! Em ambas, o teor alcoólico é baixíssimo, não afetando nosso organismo, exceto se você tenha alta sensibilidade.

MITO # 4: KEFIR DE ÁGUA PODE SER FEITO SEM OS ‘GRÃOS’ DE KEFIR DE ÁGUA

Existem algumas bebidas no mercado brasileiro e muitas receitas na internet de bebidas borbulhantes probióticas. Estes são por vezes comercializados como “kefir de água” ou confundidos já que são como refrigerantes ricos em enzimas naturais e caseiras.

Apesar de serem boas para a saúde , essas bebidas não são realmente kefir de água, a menos que eles foram feitos com grãos de Kefir de Água reais e naturais. As leveduras e bactérias encontradas na cultura do kefir da água são únicas e o sabor é inimitável.

Saiba mais: Kefir de Água vs. Kombucha: Quais as diferenças?

MITO # 5: VOCÊ PODE FAZER GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA, DO ZERO, EM CASA

Infelizmente, a resposta curta para isso é NÃO.

A resposta longa é que os microorganismos e polissacarídeos específicos que se juntam para formar uma cultura mãe, como grãos de kefir de água, não são algo que você pode simplesmente fazer a partir de ingredientes, mesmo que da natureza.

Se os grãos de kefir de água tiverem o alimento e o ambiente adequados, eles podem multiplicar-se à medida que são cultivados. No entanto, os grãos em si não podem ser feitos de água de kefir líquido já fermentado ou qualquer outra coisa.

Você deve, portanto, adquirir seus Grãos de Kefir de Água de um site respeitável ou obter doação de um amigo ou fonte confiável.

MITO # 6: VOCÊ DEVE USAR UM AÇÚCAR ESPECÍFICO PARA O KEFIR DE ÁGUA


Embora seja verdade que certos açúcares são melhores para os grãos de kefir de água do que outros, existem vários açúcares que servirão para usar em seu kefir de água. Veja algumas breves explicações:

Açúcar Refinado: Funciona bem, embora não contenha muitos minerais importantes para manter os grãos, a multiplicação é comprometida a médio e longo prazo. Você pode optar em fazer uma mistura de 50% com Açúcar Mascavo, Melado ou Demerara.

Açúcar Mascavo: Um dos mais indicados, produz um sabor forte, contém vitaminas e minerais e permite grande saudabilidade dos grãos.

Açúcar Demerara: Funciona bem também, com leve teor de minerais, sabor leve. A multiplicação dos grãos fica estagnada ou baixa a médio e longo prazo. Você pode adicionar um pouco de Mascavo, teor de 20-30% periodicamente para reforço.

Açúcar de Coco: Devido ao alto teor de minerais, recomendamos o uso de apenas pequenas quantidades em combinação com o açúcar refinado ou demerara.

SAIBA MAIS: Qual o tipo de açúcar ideal para o Kefir de Água?

MITO # 7: POSSO TRANSFORMAR KEFIR DE ÁGUA EM KEFIR DE LEITE E VICE-VERSA


As cepas específicas de micro-organismos em grãos de kefir de leite e grãos de kefir de água são únicas para cada um. Portanto, não é possível trocar um pelo outro diretamente ou simplesmente usar grãos extras de qualquer cultura para fermentar o outro meio.

Houve tentativas de converter grãos de kefir de leite em grãos de kefir, embora os resultados não sejam bem-sucedidos.

Existem, no entanto, duas maneiras pelas quais os grãos de kefir de leite e os grãos de kefir de água podem ser usados de forma semelhante.

Grãos Extras de Kefir de Leite: Podem ser usados para cultura de suco de frutas e água com açúcar. Os grãos devem ser lavados muito bem e, a menos que você os considere descartáveis, devem ser refrescados com leite após o período de cultivo de água adoçada de 12 a 24 horas.

Grãos Extras de Kefir de Água: Podem ser cultivados em leites não lácteos (vegetais) ou sucos de frutas, embora os próprios grãos geralmente não sejam usados para este propósito, necessitando retornarem ao açúcar para mantê-los saudáveis.

MITO # 8: GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA QUE NÃO SE MULTIPLICAM NÃO SÃO SAUDÁVEIS

10-mitos-kefir-de-agua-8

Frequentemente somos contatados por clientes preocupados que seus grãos de Kefir de Água pararam de funcionar porque não os vêem se multiplicando. É verdade que a multiplicação dos Grãos de Kefir é indicativa de uma cultura robusta e próspera. No entanto, não é necessariamente verdade que a multiplicação da cultura é imprescindível para que a fermentação ocorra e se obtenha uma bebida saudável, nutritiva e probiótica, totalmente adequada.

Se você está ansioso para que seus grãos se multipliquem, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar no seu crescimento.

Saiba mais: Encorajando os Grãos de Kefir da Água a Crescer

MITO # 9: GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA PRECISAM DE FORTALECIMENTO COM FRUTAS, CASCAS DE OVOS, LIMÃO


Muitas receitas online para kefir de água pedem a adição de frutas secas, gengibre fresco ou limões. Outras receitas dizem que você não deve adicionar nada disso, para a saúde dos grãos de kefir. Então, qual a verdade?

Estes itens são mais frequentemente adicionados para dar mais MINERAIS aos grãos de kefir de água, um de seus nutrientes favoritos! No entanto, estas adições não são necessárias, porque os minerais podem ser fornecidos através de outros meios mais simples.

a) Usando um açúcar rico em minerais (Mascavo, de boa procedência) b) adicione um pouco de melado no seu açúcar escolhido c) pingar algumas gotas de suplemento de minerais d) usar metade do açúcar refinado / metade do açúcar não refinado e) utilizar açúcar de coco combinado com seu açúcar escolhido. Qualquer uma dessas opções dará tudo que seus grãos precisam para prosperar!

SAIBA MAIS: Escolhendo os Ingredientes para Fazer o Kefir de Água

MITO # 10: KEFIR DE ÁGUA É SÓ PARA BEBER


Embora a maneira mais comum de desfrutar do kefir da água seja como uma deliciosa bebida carbonatada, seus usos vão além da simples garrafa. A bebida de kefir de água pode ser usada para cultivar grãos e usar em leites não lácteos (vegetais).

Fermentando Grãos
Uma colher de sopa de kefir de água adicionada à água de imersão fermentará grãos inteiros de 12 a 24 horas.

Kefir da água como o acionador de partida do Sourdough (Massa Madre, Levain)
Substituir metade do líquido em uma receita de pão com kefir de água e cortar o fermento em 50% irá prolongar o tempo de aumento de uma receita de pão e permitir que o kefir da água fermente a farinha, muito parecido com um fermento biológico seco.

Fazer leite de coco fermentado com grãos de Kefir de Água
Ao adicionar ¼ xícara de kefir de água a duas xícaras de leite de coco, você pode cultivar leite não lácteo em 12-18 horas para criar um verdadeiro kefir livre de produtos lácteos!

VER RECEITA: Leite de Coco Kefir

QUAL É O PRÓXIMO PASSO?
Com esses equívocos comuns sobre o Kefir da Água, você está agora abastecido de informações forma para começar a fazê-lo em casa! Acesse nossa Lojinha e adquira já os seus GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA. Conte com nossa Assessoria de Cultivo, sempre que quiser!

Fonte: Cultures for Health adaptado e complementado por Nutr. Flavio Viaboni – Probióticos Brasil
Imagens: Todos os Direitos Reservados – Cultures for Health

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat