agosto 19, 2017

KOMBUCHÁ

O QUE É KOMBUCHA?

Scoby, Kombuchia, Fungo Mágico, Mushroom Tea

Crie, use e abuse desse probiótico tão rico, saboroso e versátil!

 

 

KOMBUCHA – Pronúncia: “kombutcha”: É uma bebida probiótica feita a partir da fermentação do chá preto ou verde (Camellia Sinensis) ou infusões ricas em cafeína (pelo método não tradicional). Biologicamente é um aglomerado de bactérias e leveduras (S.C.O.B.Y.*) composta de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. No entanto, o KOMBUCHÁ não é um cogumelo, fungo ou alga, mas um aglomerado simbiótico chamado de BIOFILME ou ZOOGLEIA. Quando é colocada numa vasilha contendo uma mistura de chá preto e açúcar mascavo ou demerara, transforma o líquido em uma bebida refrescante levemente borbulhante, doce e azeda com uma fragrância frugal muito saborosa que fornece diversos ácidos e nutrientes, excelentes para a saúde.

A cultura de KOMBUCHA se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias valiosas que se formam na bebida: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, vitaminas, aminoácidos, substâncias antibióticas. Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% também é produzido, mas não caracteriza bebida alcoólica. Depois de pronto e já resfriado, inocula-se a solução com um líquido acidificante ou vinagre proveniente de fermentações anteriores e a zoogléia. Tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias, quando quase todo o açúcar terá sido consumido para dar lugar às várias enzimas, vitaminas e ácidos, contudo, a bebida estará com um sabor ácido, mas, ainda, levemente doce e estará pronta a ser consumida. *Em inglês: S.C.O.B.Y. (Symbiotic CultureOf Bacteria and Yeast). * Em português: C.S.D.B.L. (Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras).

KOMBUCHA é um dos melhores probióticos para ser usado em sucos, chás ou mesmo puro. Sua característica espumante e fermentativa faz dele a principal alternativa para quem não aprecia leite e derivados.Muito consumido no mundo todo, com combinações diversas como hibisco, gengibre, pimenta rosa, cravo, erva doce, café ou guaraná.

Outros nomes para o Kombucha: Kombuchia, chá do cogumelo, Cajnyj Kvas, Cha Gu, Heldenpilz, fungo do milagre, fungo mágico, elixir de vida, chá do gout, chá de Kombucha, fungo russo, esponja japonesa, o Tsche divino, vinho mongol, vinho indiano, japonicus fungus, levedura de Pichia, Cembuya Orientalis, Combuchu, Tschambucco, mola de Volga, Mo Gu, cogumelo da longa vida, Teekwass, Kwassan, chá de Kargasok, pseudo lichen, organismo de Kombucha, Olinka, fungo japonês, o fungo do chá, fungo Indo-Japonês do chá, chá Kvas, TeaKwass, chá de Manchurian, scoby, Gerbstoffe, kambucha, chá da saúde, chá da levedura, cura do chá.

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE KOMBUCHA: Renovação e equilíbrio da flora intestinal, fortalecimento e aumento da imunidade, controle das taxas de açúcar no sangue, auxiliar no processo de redução de peso (emagrecimento).

ATENÇÃO: Todos os benefícios de saúde associados ao consumo de probióticos naturais, em especial no funcionamento do intestino variam para cada indivíduo. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Gestantes, nutrizes e crianças somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

Benefícios comprovados do uso regular de probióticos naturais: * Equilíbrio da flora intestinal, * melhoria na função de digestão dos alimentos, * eliminação de alguns patógenos (bactérias causadoras de doenças), * colonização do intestino com bactérias benéficas (probióticas) e * aumento do sistema imunológico. IMPORTANTE! Alegações de saúde adicionais com o consumo de probióticos naturais requerem estudos aprofundados e sérios, sendo assim, avalie sua necessidade de consumir com os reais benefícios já confirmados na literatura científica, para não gerar falsas expectativas.

Probiótico: Microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. Fonte: FAO/WHO, Organização Mundial da Saúde, 2001.

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