agosto 19, 2017

KEFIR DE ÁGUA

O QUE É KEFIR DE ÁGUA?

Tibico, Water Kefir, Coconut Kefir

Leve, refrescante e versátil! É o tão famoso Kefir usado com leite de coco e água de coco.

 

 

O QUE É O KEFIR DE ÁGUA? São grãos transparentes que se alimentam de líquidos açucarados (açúcar mascavo, açúcar demerara), para produzir ácido láctico, álcool (etanol) e dióxido de carbono (CO2), que carbonata. Eles se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, fornecem uma bebida refrescante e levemente gaseificada. Biologicamente são uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras mantidas em uma matriz de biofilme de polissacarídeos, que atuam em simbiose para manter uma cultura estável.

QUAL A ORIGEM DO KEFIR DE ÁGUA ? A história do KEFIR DE ÁGUA não é bem conhecida, devido à falta de registros históricos completos, mas sabe-se que muitos povos fazer referência sobre esses grãos há séculos. Embora semelhante aos grãos de Kefir de Leite, são culturas totalmente distintas, em sua história e diversidade biológica, até porque não se pode fazer um do outro e vice versa por meio de adaptações em seus meios de cultivo (água x leite). Sua origem provavelmente provém do México, onde em 1899, M. L. Lutz documentou sua existência na água naturalmente saturada de açúcar do Cactus de Ountia, conhecida como Pera Espinhosa. Há também uma história sobre o KEFIR DE ÁGUA, originária do Tibete, quando os monges deram a Madre Teresa de Calcutá os grãos como um presente. Outra história sugere que eles foram introduzidos na Europa (Ilhas Jónicas) pelos soldados britânicos após a Guerra da Criméia nos anos 1800. Esta história, no entanto, provavelmente se refere à Ginger Beer Plant, que é similar ao KEFIR DE ÁGUA, apesar de características um tanto diferentes. Curiosamente, o KEFIR DE ÁGUA teve relatos de uso nas proximidades do local onde os grãos de Kefir de Leite são originários, nas montanhas do Cáucaso.

Mundialmente também conhecido por outros nomes: Tibicos (Tibi), Búlgaros, Bees, Japão: Japanese Water Crystals, Japanese Beer seeds, França: Graines Vivantes, Wasserkefir, Sugar Kefir Grains, Alemanha: Piltz, Itália: Kefir di Frutta, Kefirs, Keefir, Kephir, Aqua Gems, Sea Rice, Sugary Fungus, Kefir d’acqua/aqua, Kefir d’uva, Bébées, African bees, California Bees, Australian bees, Vinegar bees, Ginger bees, Ale nuts, Balm of Gilead, Beer plant, Ginger Beer plant.

POPULARIZAÇÃO DO KEFIR DE ÁGUA E COMO CONSEGUIR O SEU: Nas últimas décadas, o KEFIR DE ÁGUA tornou-se popular em vários países da Europa Central e de lá para outros continentes. Em algumas partes do mundo, este produto ainda hoje é um produto desconhecido. Mas, no México, Paraguai, Espanha, Colômbia, Índia, este produto é produzido comercialmente e consumido em quantidades apreciáveis. Adicionalmente, nos mesmos países onde a bebida é  produzida comercialmente, o mesmo é feito em escala artesanal para consumo próprio, convivendo harmoniosamente.​

No Brasil, a cultura da doação de mão em mão na forma ‘in natura’ ainda é muito comum e defendida por ativistas do meio, no entanto, devido a alguns fatores, tais como: inviabilidade de atender a demanda entre adotantes e doadores, número reduzido de doadores, adotantes descomprometidos pelo fato de ser doação (não buscam ou conseguem, mas descartam as culturas facilmente), regiões do Brasil onde não há doadores / cultivadores, culturais iniciais (Starters) de procedência duvidosa ou falsas, falta de suporte e orientação adequada de cultivo e manutenção das colônias probióticas ou insegurança do adotante sobre as condições higiênico-sanitárias favoráveis de cultivo dos doadores, entre outros, torna-se cada vez mais comum a forma de obtenção de vários tipos de probióticos naturais, como o KEFIR DE ÁGUA, por outros meios, através da compra nos formatos ‘desidratados ou semi-desidratados’, diferentes do ‘in natura’, mas que mantém integralmente as características probióticas, bastando apenas um tempo a mais para ativá-los novamente / reidratar, e aos poucos, num processo um pouco mais lento, obter os resultados esperados. Sabe-se que hoje, tanto obtendo da forma ‘in natura’, quanto na forma ‘desidratada ou semi-desidratada”, é possível ter a sua colônia inicial (Starter) e produzir infinitamente uma bebida probiótica fermentada de alto valor nutricional e biológico.​

CARACTERÍSTICAS DA BEBIDA FERMENTADA COM KEFIR DE ÁGUA: Bebida refrescante e levemente gaseificada, pode ser utilizada ou fermentada junto com saquinhos de chá, rodelas de limão, saborizado com frutas frescas, secas, gengibre, ou especiarias (canela, cravo). Pode ser fermentando em leites vegetais, além de uva, um fruto característico que fermenta bem e dá um sabor especial á bebida. Indicado a todos que optam por alternativas saudáveis de alimentos e bebidas mais naturais e tradicionais, É muito utilizado por vegetarianos, intolerantes à lactose ou a todos os que preferem utilizar a ÁGUA como meio de fermentação, em substituição ao leite. Muitas vezes indicado por especialistas como um “Refrigerante Natural”, é uma ótima e refrescante opção para o seu dia a dia, aliando sabor e frescor!

FAZ IOGURTE INFINITO? Não. FAZ BEBIDA GASEIFICADA INFINITA? Sim. CONTÉM GRÃOS? Sim.  DIFICULDADE DE CULTIVO: Fácil / Médio. CONTÉM GLÚTEN: Não. CONTÉM LACTOSE: Não. CONTÉM SACAROSE: Sim. TRANSGÊNICO: Não. BACTÉRIAS E LEVEDURAS JÁ IDENTIFICADAS NO KEFIR DE ÁGUA: Lactobacillus brevis, Lactobacillus casei, Lactobacillus hilgardii, Lactobacillus hordei, Lactobacillus nagelii, Leuconostoc citreum, Leuconostoc mesenteroides, Acetobacter fabarum, Acetobacter orientalis, Streptococcus lactis. Leveduras: Hanseniaospora valbyensis, Lachancea fermentati, Saccharomyces cerevisiae, Zygotorulaspora florentina.

Obs.1: O KEFIR DE LEITE DE COCO ou KEFIR DE ÁGUA DE COCO NÃO EXISTE! Ele é apenas uma adaptação do meio liquido do Kefir de Água: invés de água, se utiliza leite de coco, água de coco ou outros leites vegetais (Amêndoas, Arroz, Aveia, Macadâmia, Nozes, Soja). Caso queira utilizar o Kefir com leite ou água de coco NÃO adquira o Kefir de Leite, mas sim o KEFIR DE ÁGUA, fazendo a adaptação aos poucos ou após 1 mês de ativação do Starter desidratado. Obs.2: O KEFIR DE FRUTA NÃO EXISTE! Utiliza-se para tal, o Kefir de Água também, aromatizando a água com FRUTAS, durante a fermentação. ATENÇÃO: Apesar de muito difundida, sugerimos CAUTELA quando da utilização de outro líquido, que não a ÁGUA para a fermentação do Kefir de Água, já que ocorrerão alterações diversas nas cepas bacterianas e na fermentação, influenciado de forma ainda não elucidada 100% na literatura científica como benéfica ou não para as colônias ou de propriedades nutricionais / funcionais comprovadas. Além disso, a adaptação deve ser BEM ORIENTADA, com reserva de grãos adicional, caso as colônias não produzam o esperado ou então morram. Sendo assim, NÃO DAMOS GARANTIA nesse processo, já que a recomendação de elite é utilizar ÁGUA + AÇÚCAR MASCAVO na fermentação, que sempre foi a essência desse Probiótico.

ATENÇÃO: Todos os benefícios de saúde associados ao consumo de probióticos naturais, em especial no funcionamento do intestino variam para cada indivíduo. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Gestantes, nutrizes e crianças somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

Benefícios comprovados do uso regular de probióticos naturais: * Equilíbrio da flora intestinal, * melhoria na função de digestão dos alimentos, * eliminação de alguns patógenos (bactérias causadoras de doenças), * colonização do intestino com bactérias benéficas (probióticas) e * aumento do sistema imunológico. IMPORTANTE! Alegações de saúde adicionais com o consumo de probióticos naturais requerem estudos aprofundados e sérios, sendo assim, avalie sua necessidade de consumir com os reais benefícios já confirmados na literatura científica, para não gerar falsas expectativas.

Probiótico: Microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. Fonte: FAO/WHO, Organização Mundial da Saúde, 2001.

————————————————————————————————————————————————-

Não encontrou um Doador ou não obteve resposta?  PEÇA pelos Correios. CLIQUE AQUI!

Aguardar uma DOAÇÃO ou COMPRAR? Saiba o que é melhor pra você CLICANDO AQUI!