Como o diâmetro do Scoby afeta o Tempo de Fermentação

superficie-kombucha-scoby-afeta-fermentacao-tamanho-pequeno-grande-starter-doacao-doador-comprar

O Kombucha é uma das culturas probióticas mais populares para se fazer em casa. É simples, barata e tem um sabor especial!

Uma das vantagens do Kombucha é que não há necessidade de manutenção diária, como o Kefir. Em média, um lote alcança o seu ponto ideal de colheita de 7 a 10 dias. Para quem tem uma vida muito ocupada, o kombucha se encaixa perfeitamente nessa rotina.

No entanto, com o delicioso hábito de consumir Kombucha, muitas pessoas querem deixá-lo pronto mais rápido. Como fazer isso?

CONTROLE DA TEMPERATURA 
A Kombucha fermenta melhor entre 20-25°C, no máximo 30°C. Para avaliar esse parâmetro, tenha um Termômetro Digital ou nosso Termômetro Adesivo. Esse controle é bem importante, já que em condições de temperatura elevada e constante, a Kombucha terá um sabor mais forte e ainda, um Scoby pode ser danificado ou enfraquecido, resultando em deterioração ou mofo em lotes futuros.

Uma boa sugestão é deixar o recipiente em um cômodo mais quente da casa, evitando apenas a incidência de raios solares. Outra ideia é revestir o recipiente com nossa Capa Térmica, + Redinha, leia abaixo. Além de decorativo e lindo, será muito útil nesse processo!

DIÂMETRO DO RECIPIENTE DE FERMENTAÇÃO

Como muitas culturas probióticas, o Kombucha depende de oxigênio para o seu ciclo de vida e aumentar a disponibilidade dele, vai acelerar a conversão do chá adoçado em bebida fermentada. Ex: Um Recipiente de Vidro com 3 litros, diâmetro do bocal: 14 cm, fará um Kombucha e um novo ‘Baby Scoby‘ em tempo mais rápido que o mesmo Recipiente com diâmetro de bocal: 10 cm.

QUANTIDADE DE CHÁ DE ARRANQUE

Uma proporção equilibrada de chá de arranque corresponde, em média, a 10% do volume total de líquido, ou seja, 100ml / litro. Mas se você quiser, pode aumentar para  20%. Nesse caso, você terá maior acidez inicial, consequentemente acelera a fermentação, mas dependendo do pH desse chá, sua bebida pode ficar bem ácida e se fermentar rápido demais, vinagrar’, então fique atento!

CAPA ESPECIAL PARA RECIPIENTE DE FERMENTAÇÃO

Uma alternativa bem funcional e que traz ótimos resultados é ter uma capa própria para seu Recipiente de Fermentação. Com ela, você facilita 1) Temperatura (Térmica) e Luminosidade (Isolamento). Clique aqui e adquira a sua, junto com uma Redinha Exclusiva!

ATENÇÃO! Muitas pessoas sugerem deixar o Recipiente de Fermentação dentro do armário ou em local fechado para aumentar a temperatura ou isolar da luminosidade. Isso NÃO É RECOMENDADO! Há risco de falta de oxigênio, contaminação cruzada ou presença de pó, sujidades ou contaminantes locais (fungos, bolores, insetos, entre outros).

kombucha-scoby-fazer-rapido-fermentacao-capa-recipiente-pote-vidro-como-fazer-manual-dicas-orientacoes

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ACELERAR A FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA

Se você ou muitas pessoas consumirem, a bebida acabará rapidamente. A principal vantagem é desfrutar do seu delicioso Kombucha em menos tempo, não precisando aguardar 5 dias ou mais. Uma boa alternativa é comprar um recipiente acima de 3 litros ou então adquirir vários recipientes e fazer em maiores quantidades, assim não precisará acelerar o processo.

As desvantagens são:

1) a fermentação acontece em etapas, permitindo que lentamente os sabores, ácidos orgânicos e propriedades probióticas se desenvolvam plenamente. Se o tempo não for adequado, você provavelmente não obterá todos os benefícios

2) A chance de ‘passar do ponto’ e vinagrar é muito comum, o que pode não ser tão apetente ao paladar. Nesse caso, invés de bebida para tomar, você terá um Vinagre de Kombucha. Aprenda aqui! Se o seu objetivo é beber, então precisa provar todos os dias, antes de ‘vinagrar’.

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Viu como é importante aprender mais sobre essa característica do seu SCOBY? Temos a opção de envio de Fração de Scoby ou Disco de 8 cm pra começar o quanto antes a produzir seu delicioso Kombucha! Acesse a Lojinha!

Quer ficar fera em Kombucha? Faça o Curso Online de Produção Caseira de Kombucha

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Artigos Relacionados