Como fazer Kefir de Leite com Leite de Cabra

No Brasil, o consumo de leite de cabra ainda é baixo em comparação ao leite de vaca. No entanto, algumas regiões como a Paraíba, o maior produtor de leite de cabra do Brasil,  além da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul já tem esse hábito mais comum e custo acessível desse tipo de leite. Em outros continentes esse consumo como na Europa, esse consumo já é mais expressivo. O queijo de cabra, por exemplo, representa de 500 g/habitante até 4 kg /habitante dependendo do país.

Vamos conhecer então quais as diferenças do Leite de Cabra para o Leite de Vaca na produção do seu Kefir de Leite.

  • O leite de cabra apresenta menor teor de Caseína, em especial a Beta-lactoalbumina, uma proteína, o que para algumas pessoas, pode facilitar a digestão do leite. Algumas pessoas intolerantes à lactose toleram melhor o leite de cabra.
  • O leite de cabra tem melhor digestibilidade. Em contato com o ácido gástrico , as proteínas do leite de cabra se dividem em partículas menores do que as do leite de vaca, o que o torna mais fácil de digerir.
  • Estudos apontam menor potencial alergênico do leite de cabra em relação ao leite de vaca. O leite da cabra contém resquícios da caseína alfa-S1 e inexistência da b-lactoglobulina, proteínas ligadas a reações alérgicas.
  • O leite de cabra pode auxiliar na saúde das células intestinais, já que apresenta o dobro de Ácidos Graxos de Cadeia Curta (gordura responsável pelo sabor característico do leite). AGCC. Leite de Vaca: 9%. Leite de Cabra: 18%.
  • O leite de cabra contém mais gordura que o leite de vaca integral, por isso, quem tem alto colesterol ruim (LDL) precisa restringir o consumo. Algumas pessoas intolerantes à lactose toleram melhor o leite de cabra.
  • Para o cultivo de Kefir de Leite, o leite de cabra é naturalmente homogeneizado, o que significa que o creme não se separará tanto durante o processo de cultura / fermentação.

Saiba mais: Qual leite usar para fazer o Kefir de Leite?

COMO FAZER KEFIR DE LEITE COM LEITE DE CABRA?

Independente se Leite de Vaca ou o Leite de Cabra, ambos são utilizados de modo idêntico para a produção de Kefir de Leite.

As principais diferenças são CONSISTÊNCIA, que no leite de cabra tende a ser mais rala por conter mais gordura, SABOR e ODOR também características bem marcantes no leite de cabra. Além disso, como já apontamos, o Teor Nutritivo, Digestibilidade, Menor Alergenicidade são pontos positivos que você pode optar ao decidir fermentar seus Grãos de Kefir de Leite com ele.

 Portanto, escolha o leite que preferir e divirta-se!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Se você ainda não tem seus Grãos de Kefir de Leite, o que está esperando para usufruir deles com sua família? Enviamos com Manual Completo e oferecemos Assessoria de Cultivo sempre que precisar! Acesse nossa Loja On Line e saiba mais!

Artigos Relacionados