Tipos de Água e Açúcar para usar no Kefir de Água

ingredientes-acucar-agua-kefir-tipos-quais

O tipo de açúcar e a água escolhida para fazer seu kefir de água podem afetar o sabor, o nível de carbonatação de sua bebida fermentada e até comprometer a saúde de seus grãos!

Se você acha que a bebida está muito doce ou leve demais tanto pura quanto após engarrafado , você pode experimentar outro tipo de açúcar na sua fermentação e obter resultados que lhe agradem mais.

Se seus grãos de kefir de água não parecem tão ativos, não há necessidade de adicionar outros ingredientes. A suplementação mineral adequada é obtida apenas combinando tipos de açúcares diferentes ou mais nutritivos.

Saiba mais: 10 Mitos sobre Kefir de Água

ESCOLHENDO O TIPO DE AÇÚCAR PARA UTILIZAR NO KEFIR DE ÁGUA
Ao escolher um açúcar para fazer seu kefir de água, leia sempre o rótulo. Alguns açúcares podem conter aditivos, antiespumantes ou outros ingredientes que possam afetar a saúde dos grãos de kefir. Procure por açúcar sem adição de ingredientes duvidosos.

Elaboramos uma Tabela com os Tipos de Açúcar, Conteúdo de Minerais, Descrição e Efeitos no Kefir de Água (Bebida Fermentada).

Tipos de Açúcar e Água corretos Kefir de Água

Açúcar Refinado: Branco, Estéril; Não contém minerais; Bebida doce, ideal para quem não quer multiplicação excessiva dos grãos.
Açúcar Cristal: Menos processado que o Açúcar Refinado; Baixo teor de minerais; Bebida doce, ideal para quem não quer multiplicação excessiva dos grãos.
Açúcar Demerara: Menos processado que o Açúcar Cristal; Médio teor de minerais; Bebida menos doce, ideal para quem não quer multiplicação excessiva dos grãos.
Açúcar Mascavo / Rapadura / Melado: Caldo de cana, seco e prensado; Alto teor de minerais; Bebida forte, encorpada. Grãos se alimentam bem, multiplicam e mantém saudáveis por mais tempo
Açúcar de Coco: Extração das flores da palma de coco; Altíssimo teor de minerais e vitaminas; Bebida leve, pouco doce. Muito forte para os grãos, pode danificá-los. Use combinado com Açúcar Cristal.
Mel: Açúcar natural das abelhas; Alto teor de minerais; Bebida doce; bactérias do mel competem com os grãos; podem ter contaminação com xarope de milho. NÃO recomendamos o uso desse tipo de açúcar.
Melaço: Refinação acentuada da cana de açúcar; Altíssimo teor de minerais e vitaminas; Bebida forte, encorpada; utilizado sozinho pode danificar os grãos; sugerimos o uso de 1 colher (chá) combinado com Açúcar Cristal ou Refinado.
Adoçantes Artificiais (Stevia, Agave, Sacarina, light, invertido, glucose, malte, etc): Substitutos de açúcar; Não contém minerais; Não fornecem alimentos necessários para os grãos. NÃO recomendamos o uso desses tipos de açúcar.

E os AÇÚCARES ORGÂNICOS?
Em relação aos Açúcares Orgânicos, eles fermentam do mesmo modo que os outros Açúcares recomendados, mas com o diferencial de apresentarem maior teor nutritivo. Não é imprescindível, mas se for a sua opção, fique à vontade!


ESCOLHENDO O TIPO DE ÁGUA PARA UTILIZAR NO KEFIR DE ÁGUA

O que usar
Os grãos de kefir de água podem se beneficiar de fontes de água com maior conteúdo mineral, como água de poço ou água de nascente. De forma geral, água filtrada ou água mineral são ideais para fazer kefir. Quando for utilizar, lembre-se de aquecer levemente a água para facilitar a dissolução do açúcar, em especial se usar Açúcar Mascavo ou Demerara.

Água de Torneira pode?

Recomendamos filtrar a água para remover aditivos, produtos químicos ou possíveis contaminantes. Se a filtragem não for possível, ferver a água por 20 minutos pode ajudar a remover pelo menos o cloro. Esse processo não removerá cloraminas e flúor, portanto, você deve usar filtros especiais para removê-los. Você também pode deixar a água da torneira parada por 24 horas para ajudar o cloro a evaporar.

O que evitar

-> Águas Não Recomendadas: Alcalina, Com Gás, Destilada, Deionizada, Osmose Reversa, pH ajustado, Radioativa, Salobra,  Termal.        -> Se a água tem alto teor de Cloro ou Flúor, utilize um Purificador de Água que os reduza ou elimine.

Em geral essas águas apresentam níveis minerais baixos ou inexistentes. Se usar um desses tipos seus grãos de kefir de água parecerem lentos ou inativos, utilize um açúcar com alto teor de minerais (veja acima) ou adicione um suplemento mineral à sua água.

Opções de Suplementação Mineral
⅛ colher de chá de sal marinho não refinado
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio simples
½ colher de chá de melaço
Algumas gotas de suplemento mineral líquido. Ex.: Bioviton

Como usar suplementos minerais
Ao usar um suplemento mineral, é importante começar usando apenas um suplemento para evitar sobrecarregar os grãos. Faça DOIS lotes. Pese ambos antes do início da suplementação e compare-os após as 24h ou 48h de suplementação. ATENÇÃO! Não use todos os seus grãos para o processo de Suplementação!

Usando água da torneira para fazer água Kefir
Se estiver usando água da torneira, recomendamos filtrar a água para remover tantos aditivos, produtos químicos e contaminantes quanto possível.

QUAL É O PRÓXIMO PASSO?
Agora que você já sabe quais os Tipos de Açúcar e Água para fazer o seu Kefir de Água, veja qual opção se encaixa no seu perfil e solicite seus Grãos de Kefir de Água ou o Kit Completo (Kefirkit Água), que segue com os itens essenciais para fermentar em casa!

Fonte: Cultures for Health adaptado Probióticos Brasil

Artigos Relacionados