7 formas de aumentar seus Grãos de Kefir de Água

7 formas de multiplicar, fazer crescer Kefir de Água

Comparado aos Grãos de Kefir de Leite, os Grãos de Kefir de Água (Tibico) crescem e se multiplicam de forma mais intensa. No entanto, às vezes isso não ocorre e vamos entender por quê.

Grandes variações nas condições locais, como temperatura, armazenamento, ambiente de exposição (pó, gordura, ar circulante, cigarro, contaminantes , entre outros), além dos ingredientes utilizados, recipiente, entre outros podem fazer com que os grãos demorem ou não se multipliquem intensamente, então não podemos garantir esse crescimento regular.

Independente de crescer ou não, quando bem cultivados e tratados, os Grãos de Kefir de Água produzem excelentes bebidas fermentadas, nutritivas, probióticas e ricas, de forma infinita e bondosa!

INCENTIVANDO OS GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA (TIBICO) A SE MULTIPLICAR / CRESCER

1. Dê ‘tempo’ ao ‘tempo’ 
Seja In Natura, Semi ou Desidratado, os grãos de Kefir de Água precisam de tempo para se ajustar na nova casa antes de começarem a se multiplicar. Esse período de ajuste é normal e pode variar de alguns dias até semanas.

2. Alimente-os regularmente
Os grãos de kefir de água precisam de novo lote de Água e Açúcar a cada 24 ou 48 horas para não ficarem famintos.  Se isso ocorrer, as bactérias que compõem os grãos podem se desequilibrar, diminuindo a eficácia. A velocidade de crescimento está ligada a temperatura naquele período. Se ela ficar sempre alta (acima de 30 graus, por exemplo), é recomendado até trocar antes de 24h. Prove a bebida regularmente para observar essa ocorrência.

3. Evite outros líquidos 
Quando for fermentar outros líquidos, reserve parte do seu lote para essa finalidade, mantendo a outra parte em água com açúcar. Água de Coco ou Sucos Naturais, por exemplo, podem afetar diretamente o processo de multiplicação dos grãos.

4. Use as proporções adequadas
Evite reduzir a quantidade de açúcar disponível. Recomendamos  ¼ de xícara de açúcar por litro de água  e cerca de 4 colheres de sopa de grãos fazer 1 a 2 litros de bebida fermentada.

5. Deixe o recipiente em local mais quente
Os grãos de kefir de água gostam locais quentes. Temperaturas entre 20 a 30 graus centígrados favorecem a fermentação dos grãos e seu crescimento. Evite apenas exposição de luz solar direta. Utilize essa técnica especialmente em regiões mais frias ou na época do Inverno.

6. Evite refrigeração dos grãos em excesso

Os grãos crescem em temperatura ambiente,  mas às vezes precisamos dar uma pausa no Cultivo levando a geladeira. Evite refrigerar os grãos com muita frequência para mantê-los saudáveis. Pode ser difícil para os grãos saírem repetidamente dessa hibernação.

Saiba mais: Como dar uma pausa de cultivo nos Grãos de Kefir de Água

7. Avalie o teor de minerais disponíveis
Os grãos de kefir de água preferem um ambiente rico em minerais, em especial vindo do açúcar e da água. Outras opções são melaço, sal marinho, bicarbonato, etc. Consulte o nosso artigo: Tipos de Água e Açúcar para usar no Kefir de Água e aprenda mais!

Agora que você aprendeu algumas Técnicas para facilitar o Aumento / Crescimento / Multiplicação dos seus Grãos de Kefir de Água, é preciso alertá-lo que quanto mais Grãos, mais Água e mais Açúcar serão necessários para equilibrar o microbiota ativa. Ou seja, será um Custo diário a mais em seu Orçamento. Então avalie bem quais os seus objetivos para não se frustrar depois.

Saiba mais: Multiplicação dos Grãos de Kefir de Água em Excesso: O que fazer?

QUAL É O PRÓXIMO PASSO?
Fermentar Grãos de Kefir de Água é uma experiência única e deliciosa! Para que tenha todo o Suporte, contamos com um Manual Completo e Assessoria de Cultivo ao adquirir conosco! Entre na Lojinha e peça já o seu! -> http://www.kefirkombucha.com.br/

Fonte: Cultures for Health adaptado Probióticos Brasil

Artigos Relacionados