Kefir de Água vs. Kombucha: Quais as diferenças?

kefir-de-agua-kombucha-diferencas

Kombucha é uma bebida fermentada familiar, produzida e cultivada de modo caseiro. O mercado de Kombucha tem se expandido no Brasil e hoje já é possível encontrar garrafas prontas de variados sabores até em supermercados, além de casas de produtos naturais, empórios e produtores regionais. No entanto, bebidas a base de Kefir de Água, outra bebida não láctea fermentada, já é raro.

Mas qual a diferença entre o kombucha e o kefir da água? Existem benefícios de um sobre o outro? Você pode ou deveria beber os dois?

CULTURAS INICIAIS (Starters) DE KOMBUCHA E KEFIR DE ÁGUA
A cultura inicial do Kombucha é uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY), unidas por polissacarídeos. Sua aparência é semelhante a uma panqueca, um cogumelo redondo. O Kombucha é conhecido por conter uma variedade de leveduras e ácidos benéficos.

Os Grãos de Kefir de Água também são uma colônia de bactérias e leveduras, embora sua aparência seja bem diferente, pequena e translúcida. O termo “grãos” descreve apenas a aparência da cultura. Os grãos de kefir não contêm grãos reais, como trigo, centeio, etc. Os grãos de kefir de água também são conhecidos por conter uma variedade de bactérias e leveduras.

PREPARAÇÃO DO KOMBUCHA E KEFIR DE ÁGUA
O Kombucha é preparado adicionando-se chá de arranque e uma cultura de kombucha (scoby) ao chá doce e a mistura é fermentada, em geral, acima de 5 dias.

O kefir da água é preparado adicionando-se os grãos de kefir à água com açúcar, suco de fruta ou água de coco e cultivando durante 24-48 horas.

SABOR DO KOMBUCHA E DO KEFIR DE ÁGUA
O Kombucha é levemente adocicado e avinagrado,  e pode ser efervescente. O sabor varia muito dependendo do tempo de fermentação e do chá usado. O tempo de  fermentação, em especial, determina se o kombucha terá um sabor muito suave ou um gosto acentuado de vinagre. Essa característica deve ser controlada diariamente, provando a bebida.

O kefir da água pode ser bastante doce, dependendo do açúcar usado para a cultura. Recomendamos saborizar / aromatizar a bebida produzida pelos grão de kefir de água, pois ela pura, não é particularmente agradável. O tempo de fermentação também determina o quão amarga / fermentada poderá ficar a bebida, já que o teor de açúcar inicial está sendo consumido com vigor pelos grãos.

QUAL É O MELHOR? KOMBUCHA OU KEFIR DE ÁGUA?
O Kombucha pode ser um ótimo auxiliar digestivo. Além das bactérias benéficas, também contém alguns ácidos e enzimas que auxiliam na quebra dos alimentos. O chá de Kombucha pode conter cafeína, dependendo do chá utilizado.

O Kefir de Água é uma bebida probiótica geral. Embora contenham enzimas e ácidos, eles não parecem ter um efeito tão forte quanto os do kombucha. No entanto, o kefir da água contém um número maior de cepas bacterianas do que as encontradas no kombucha.

Ambas são bebidas benéficas que ajudar os sistemas naturais do corpo, imunidade geral, trânsito intestinal e são ótimos para a hidratação. Dependendo de suas necessidades, consumir um ou ambos é uma questão de gosto pessoal.

QUAL É O PRÓXIMO PASSO?
Tornamos mais fácil pra você iniciar seu contato com Kombucha e Kefir de Água! Com o Kombukit ou KefirKit Água, você precisa apenas de água filtrada para produzir sua própria bebida! Acesse a Lojinha e peça já! http://www.kefirkombucha.com.br/

Fonte: Cultures for Health adaptado Brasil

Artigos Relacionados

2 comentários em “Kefir de Água vs. Kombucha: Quais as diferenças?

  • Boa noite
    Estou fazendo meu Kefir de água e sanorizo ele numa segunda fermentação na garrafa deixando fermentar por mais ,24 horas. Normalmente fica muito saboroso e espumante. No entanto ultimamente tem ficado muito gaseificado. Quando abro a garrafa ele está espumando muito e sai quase todo da garrafa . O que devo estar fazendo de errado?
    Att
    Beti Jobim
    [email protected]

    • Olá, Elizabeti. Grato pelo contato! Caso você não saborize com Frutas ou outros açúcares naturais, experimente deixar 12h fora da geladeira e depois 12h dentro da geladeira. Assim você reduz a temperatura e a fermentação fica mais leve. A temperatura alta influi diretamente nisso, acelerando a fermentação.

Não é possível comentar.